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Ruling do Dia #22: Tudo sobre Dinomist
Os Dinomist são um deck de monstros Pendulum Level 4 e Level 5, do tipo Machine. Eles operam por meio de suporte genérico Pendulum e, principalmente, sua Spell "Dinomist Charge". Hoje falarei um pouco mais sobre eles, especialmente seus efeitos enquanto na Pendulum Zone.
-- Sobre os efeitos Pendulum das escalas Dinomist...
Todo monstro Dinomist é um monstro Pendulum com escala 3 ou 6. Todos os monstros com escala 3 compartilham do mesmo efeito enquanto na Pendulum Zone, e analogamente o mesmo se aplica aos monstros da escala 6.
Embora similares, estes efeitos se comportam de maneira significativamente diferente.
- Característica em comum entre as escalas:
* Ambas possuem efeitos CONTÍNUOS. Esses efeitos não ativam, e aplicam somente na resolução do efeito que eles modificam. Graças a eles serem contínuos, não se pode ativar nada em Chain à sua aplicação, pois eles não geram Chain. Isso também significa que eles podem sim ser aplicados contra Counter Trap Cards.
- Escala 3:
"If another "Dinomist" card(s) you control would be destroyed by battle or an opponent's card effect, you can destroy this card instead."
O efeito da escala 3 pode ser aplicado se uma carta "Dinomist" que você controla seria destruída. Em vez disso, você pode destruir o Pendulum Monster na Pendulum Zone que tiver a escala 3.
* Você pode sim destruir apenas UMA escala 3 para evitar a destruição de mais de um monstro. Exemplo: você faz Pendulum Summon de dois Dinomist, o oponente responde com "Torrential Tribute". Você pode destruir seu Dinomist de escala 3 que estiver na Pendulum Zone, e os 2 monstros no campo ficarão vivos. Note que isso só funciona se as cartas que fossem ser destruídas seriam destruídas SIMULTANEAMENTE.
* Você não pode aplicar este efeito caso a própria escala 3 também estaria sendo destruída pelo mesmo efeito. Você não pode destruir uma coisa "em vez de" outra se ambas seriam destruídas. Exemplo: você controla um monstro Dinomist qualquer e um Pendulum Dinomist de escala 3 na Pendulum Zone. Seu oponente faz Synchro Summon de um "Black Rose Dragon", ativando seu efeito que destruiria todas as cartas no campo. Neste caso, o efeito da escala 3 não pode ser aplicado, pois a escala 3 também seria destruída por este efeito. Logo, tanto o monstro Dinomist quanto o Dinomist de escala 3 serão destruídos. Outro exemplo seria caso seu oponente ative "Wavering Eyes" enquanto você controla dois Dinomists na Pendulum Zone. Como ambos seriam destruídos simultaneamente pela Wavering Eyes, você não pode aplicar o efeito da escala 3 (nem o da 6), e ambos são destruídos.
* É importante lembrar que, no momento em que cartas que negam um Summon são ativadas, monstros cujo Summon está sendo negado ainda não estão no campo. Se não estão no campo, você não os controla, e, portanto, não pode aplicar o efeito da escala 3 nesse momento.
* Também é importante lembrar que apesar de Spells/Traps ativadas irem direto para o campo, se suas ativações forem negadas elas serão mandadas para o Graveyard mesmo que você aplique o efeito da escala 3.
- Escala 6:
"Once, while this card is in your Pendulum Zone, you can negate an activated card effect that targets another "Dinomist" card(s) you control, then destroy this card."
O efeito da escala 6 pode ser aplicado se uma carta "Dinomist" que você controla é alvo de algum efeito ativado. Em vez disso, você pode destruir o Pendulum Monster na Pendulum Zone que tiver a escala 6.
* Você pode sim destruir apenas UMA escala 6 para negar um efeito que dá alvo em mais de uma carta "Dinomist" que você controla. Neste caso, ao contrário da escala 3, não importa se a escala 6 é também um alvo do efeito que ela nega ou não.
- Interações com cartas populares
* Se o oponente ativa "Twin Twister" dando alvo em suas 2 escalas, uma 3 e uma 6, você NÃO poderia aplicar o efeito da escala 3 (pois ambas estariam sendo destruídas), mas poderia sim aplicar o efeito da escala 6.
* Se o oponente ativa "Twin Twister" dando alvo num Dinomist de escala 6 e numa "Dinomist Charge", você pode aplicar o efeito da escala 6. Se os alvos forem uma escala 3 e uma "Dinomist Charge", não. Se você tiver ambas as escalas e "Twin Twister" for ativado tendo como alvo uma escala 6 e uma "Dinomist Charge", você pode aplicar o efeito da escala 3.
* Se o oponente ativa "Wavering Eyes" enquanto você tem as 2 escalas em campo, nenhuma das duas pode negá-la, pois a carta não dá alvo (portanto a escala 6 não pode negá-la), e a carta destruiria as duas escalas ao mesmo tempo (portanto a escala 3 não pode negá-la).
* É importante lembrar que Spells/Traps que são ativadas estão imediatamente no campo. Se você ativar uma carta "Dinomist" na sua Pendulum Zone, enquanto você já tem uma escala 3 ou 6 ativa, se o oponente ativar em Chain algo que destruiria a escala que você acabou de ativar, você poderia já aplicar os efeitos das escalas 3 e 6. Porém, você não pode aplicar os efeitos da escala que você acabou de ativar até que ela resolva.
Exemplo: Você tem uma escala 3 e ativa uma escala 6. Seu oponente ativa "Mystical Space Typhoon" tendo como alvo a sua escala 6. Você pode sim aplicar o efeito da escala 3 neste momento. O mesmo se aplica se você inverter a situação, e estivesse ativando uma escala 3 enquanto já tem uma escala 6.
-- Sobre os monstros Dinomist
Apenas algumas notas rápidas sobre cada monstro, se possível.
- DINOMIST BRACHION
* Seu Special Summon é inerente (não é um efeito que ativa, portanto não gera Chain).
- DINOMIST CERATOPS
* Você precisa controlar ao menos 1 monstro "Dinomist" para usar seu efeito de Special Summon.
* Seu Special Summon é inerente (não é um efeito que ativa, portanto não gera Chain).
- DINOMIST PLESIOS
* Seu efeito também conta cartas "Dinomist" na Pendulum Zone. Não conta cartas viradas para baixo.
- DINOMIST PTERAN
* Você pode ativar o efeito do Pteran caso os dois monstros sejam destruídos na batalha por terem ATK igual.
- DINOMIST REX
* Você só pode ativar o efeito dele caso ele sobreviva à batalha.
* Você só pode ganhar 1 ataque adicional por Battle Phase, pois o efeito diz que você pode declarar um "segundo" ataque.
* Você pode destruir um monstro em batalha, ativar o primeiro efeito, destruir outro, e daí ativar o segundo efeito.
* O efeito de embaralhar uma carta do oponente no Deck não faz alvo.
- DINOMIST STEGOSAUR
* O efeito não precisa ser capaz de destruir ambos os monstros para resolver com sucesso. Se você usar este efeito num Dinomist que foi Special Summoned pelo efeito da "Dinomist Rush" (e, portanto, não está afetado pelo efeito de outras cartas), ele não será destruído, mas a outra carta que batalhou com ele será.
-- Sobre as Spells/Traps Dinomist
- DINOMIST CHARGE (Continuous Spell Card)
* O efeito de adicionar um "Dinomist" do Deck à mão é mandatório. Se você não tiver nenhum Dinomist no Deck, seu oponente pode ver seu Deck para verificar.
* O efeito de adicionar um "Dinomist" do Extra Deck à mão é mandatório. Você deve ativá-lo a primeira vez que um Dinomist for posto no Extra Deck todo turno. Isso se aplica mesmo que você controle mais de uma "Dinomist Charge" - se você tiver duas ou mais, e só 1 Dinomist for mandado para o Extra Deck, todas ativarão, você adicionará apenas aquele Dinomist que foi enviado, e não poderão mais ativar pelo resto do turno.
* Se você controlar mais de uma "Dinomist Charge" e 2 Dinomists forem enviados ao Extra Deck de uma vez, você pode adicionar um deles com cada Charge. Você pode sim ativar os efeitos de ambas no mesmo turno, você só não pode ativar A CARTA (pôr ela da mão no campo virada pra cima, ou virar ela pra cima se ela estava virada para baixo no campo) mais de uma vez por turno.
- DINOMIC POWERLOAD (Field Spell Card)
* O efeito dela de dar 300 ATK/DEF também dará o bônus aos Dinomist que seu oponente controlar.
* O efeito dela de prevenir efeitos do oponente de ativarem é um efeito contínuo, e não ativa.
* O efeito dela de prevenir efeitos do oponente de ativarem se aplica a partir da declaração do ataque até o final do Damage Step. Monstros destruídos em batalha não poderão ativar seus efeitos (como, por exemplo, "Fire Hand", ou "Dante, Traveler of the Burning Abyss").
- DINOMIST RUSH
* Se ativada durante o turno do oponente, o monstro será destruído ainda na End Phase do oponente.
E por hoje é só. Deixem suas dúvidas abaixo.
Os Dinomist são um deck de monstros Pendulum Level 4 e Level 5, do tipo Machine. Eles operam por meio de suporte genérico Pendulum e, principalmente, sua Spell "Dinomist Charge". Hoje falarei um pouco mais sobre eles, especialmente seus efeitos enquanto na Pendulum Zone.
-- Sobre os efeitos Pendulum das escalas Dinomist...
Todo monstro Dinomist é um monstro Pendulum com escala 3 ou 6. Todos os monstros com escala 3 compartilham do mesmo efeito enquanto na Pendulum Zone, e analogamente o mesmo se aplica aos monstros da escala 6.
Embora similares, estes efeitos se comportam de maneira significativamente diferente.
- Característica em comum entre as escalas:
* Ambas possuem efeitos CONTÍNUOS. Esses efeitos não ativam, e aplicam somente na resolução do efeito que eles modificam. Graças a eles serem contínuos, não se pode ativar nada em Chain à sua aplicação, pois eles não geram Chain. Isso também significa que eles podem sim ser aplicados contra Counter Trap Cards.
- Escala 3:
"If another "Dinomist" card(s) you control would be destroyed by battle or an opponent's card effect, you can destroy this card instead."
O efeito da escala 3 pode ser aplicado se uma carta "Dinomist" que você controla seria destruída. Em vez disso, você pode destruir o Pendulum Monster na Pendulum Zone que tiver a escala 3.
* Você pode sim destruir apenas UMA escala 3 para evitar a destruição de mais de um monstro. Exemplo: você faz Pendulum Summon de dois Dinomist, o oponente responde com "Torrential Tribute". Você pode destruir seu Dinomist de escala 3 que estiver na Pendulum Zone, e os 2 monstros no campo ficarão vivos. Note que isso só funciona se as cartas que fossem ser destruídas seriam destruídas SIMULTANEAMENTE.
* Você não pode aplicar este efeito caso a própria escala 3 também estaria sendo destruída pelo mesmo efeito. Você não pode destruir uma coisa "em vez de" outra se ambas seriam destruídas. Exemplo: você controla um monstro Dinomist qualquer e um Pendulum Dinomist de escala 3 na Pendulum Zone. Seu oponente faz Synchro Summon de um "Black Rose Dragon", ativando seu efeito que destruiria todas as cartas no campo. Neste caso, o efeito da escala 3 não pode ser aplicado, pois a escala 3 também seria destruída por este efeito. Logo, tanto o monstro Dinomist quanto o Dinomist de escala 3 serão destruídos. Outro exemplo seria caso seu oponente ative "Wavering Eyes" enquanto você controla dois Dinomists na Pendulum Zone. Como ambos seriam destruídos simultaneamente pela Wavering Eyes, você não pode aplicar o efeito da escala 3 (nem o da 6), e ambos são destruídos.
* É importante lembrar que, no momento em que cartas que negam um Summon são ativadas, monstros cujo Summon está sendo negado ainda não estão no campo. Se não estão no campo, você não os controla, e, portanto, não pode aplicar o efeito da escala 3 nesse momento.
* Também é importante lembrar que apesar de Spells/Traps ativadas irem direto para o campo, se suas ativações forem negadas elas serão mandadas para o Graveyard mesmo que você aplique o efeito da escala 3.
- Escala 6:
"Once, while this card is in your Pendulum Zone, you can negate an activated card effect that targets another "Dinomist" card(s) you control, then destroy this card."
O efeito da escala 6 pode ser aplicado se uma carta "Dinomist" que você controla é alvo de algum efeito ativado. Em vez disso, você pode destruir o Pendulum Monster na Pendulum Zone que tiver a escala 6.
* Você pode sim destruir apenas UMA escala 6 para negar um efeito que dá alvo em mais de uma carta "Dinomist" que você controla. Neste caso, ao contrário da escala 3, não importa se a escala 6 é também um alvo do efeito que ela nega ou não.
- Interações com cartas populares
* Se o oponente ativa "Twin Twister" dando alvo em suas 2 escalas, uma 3 e uma 6, você NÃO poderia aplicar o efeito da escala 3 (pois ambas estariam sendo destruídas), mas poderia sim aplicar o efeito da escala 6.
* Se o oponente ativa "Twin Twister" dando alvo num Dinomist de escala 6 e numa "Dinomist Charge", você pode aplicar o efeito da escala 6. Se os alvos forem uma escala 3 e uma "Dinomist Charge", não. Se você tiver ambas as escalas e "Twin Twister" for ativado tendo como alvo uma escala 6 e uma "Dinomist Charge", você pode aplicar o efeito da escala 3.
* Se o oponente ativa "Wavering Eyes" enquanto você tem as 2 escalas em campo, nenhuma das duas pode negá-la, pois a carta não dá alvo (portanto a escala 6 não pode negá-la), e a carta destruiria as duas escalas ao mesmo tempo (portanto a escala 3 não pode negá-la).
* É importante lembrar que Spells/Traps que são ativadas estão imediatamente no campo. Se você ativar uma carta "Dinomist" na sua Pendulum Zone, enquanto você já tem uma escala 3 ou 6 ativa, se o oponente ativar em Chain algo que destruiria a escala que você acabou de ativar, você poderia já aplicar os efeitos das escalas 3 e 6. Porém, você não pode aplicar os efeitos da escala que você acabou de ativar até que ela resolva.
Exemplo: Você tem uma escala 3 e ativa uma escala 6. Seu oponente ativa "Mystical Space Typhoon" tendo como alvo a sua escala 6. Você pode sim aplicar o efeito da escala 3 neste momento. O mesmo se aplica se você inverter a situação, e estivesse ativando uma escala 3 enquanto já tem uma escala 6.
-- Sobre os monstros Dinomist
Apenas algumas notas rápidas sobre cada monstro, se possível.
- DINOMIST BRACHION
* Seu Special Summon é inerente (não é um efeito que ativa, portanto não gera Chain).
- DINOMIST CERATOPS
* Você precisa controlar ao menos 1 monstro "Dinomist" para usar seu efeito de Special Summon.
* Seu Special Summon é inerente (não é um efeito que ativa, portanto não gera Chain).
- DINOMIST PLESIOS
* Seu efeito também conta cartas "Dinomist" na Pendulum Zone. Não conta cartas viradas para baixo.
- DINOMIST PTERAN
* Você pode ativar o efeito do Pteran caso os dois monstros sejam destruídos na batalha por terem ATK igual.
- DINOMIST REX
* Você só pode ativar o efeito dele caso ele sobreviva à batalha.
* Você só pode ganhar 1 ataque adicional por Battle Phase, pois o efeito diz que você pode declarar um "segundo" ataque.
* Você pode destruir um monstro em batalha, ativar o primeiro efeito, destruir outro, e daí ativar o segundo efeito.
* O efeito de embaralhar uma carta do oponente no Deck não faz alvo.
- DINOMIST STEGOSAUR
* O efeito não precisa ser capaz de destruir ambos os monstros para resolver com sucesso. Se você usar este efeito num Dinomist que foi Special Summoned pelo efeito da "Dinomist Rush" (e, portanto, não está afetado pelo efeito de outras cartas), ele não será destruído, mas a outra carta que batalhou com ele será.
-- Sobre as Spells/Traps Dinomist
- DINOMIST CHARGE (Continuous Spell Card)
* O efeito de adicionar um "Dinomist" do Deck à mão é mandatório. Se você não tiver nenhum Dinomist no Deck, seu oponente pode ver seu Deck para verificar.
* O efeito de adicionar um "Dinomist" do Extra Deck à mão é mandatório. Você deve ativá-lo a primeira vez que um Dinomist for posto no Extra Deck todo turno. Isso se aplica mesmo que você controle mais de uma "Dinomist Charge" - se você tiver duas ou mais, e só 1 Dinomist for mandado para o Extra Deck, todas ativarão, você adicionará apenas aquele Dinomist que foi enviado, e não poderão mais ativar pelo resto do turno.
* Se você controlar mais de uma "Dinomist Charge" e 2 Dinomists forem enviados ao Extra Deck de uma vez, você pode adicionar um deles com cada Charge. Você pode sim ativar os efeitos de ambas no mesmo turno, você só não pode ativar A CARTA (pôr ela da mão no campo virada pra cima, ou virar ela pra cima se ela estava virada para baixo no campo) mais de uma vez por turno.
- DINOMIC POWERLOAD (Field Spell Card)
* O efeito dela de dar 300 ATK/DEF também dará o bônus aos Dinomist que seu oponente controlar.
* O efeito dela de prevenir efeitos do oponente de ativarem é um efeito contínuo, e não ativa.
* O efeito dela de prevenir efeitos do oponente de ativarem se aplica a partir da declaração do ataque até o final do Damage Step. Monstros destruídos em batalha não poderão ativar seus efeitos (como, por exemplo, "Fire Hand", ou "Dante, Traveler of the Burning Abyss").
- DINOMIST RUSH
* Se ativada durante o turno do oponente, o monstro será destruído ainda na End Phase do oponente.
E por hoje é só. Deixem suas dúvidas abaixo.