2016 World Championship – Análise do Formato de Deck: Abismo Ardente & Cavaleiros Fantasmas

A lista de Proibidos e Limitados para o World Championship 2016 é uma mistura especial do TCG e do OCG com algumas modificações adicionais. Justamente por isso, o 2016 World Championship é um torneio único em termos de quais estratégias estão sendo usadas. Esta é uma oportunidade fantástica para os Duelistas altamente qualificados, pois eles poderão analisar quais acham que serão as estratégias mais fortes para um ambiente completamente novo. Felizmente, todos os Duelista que fizeram isso até agora estão no 2016 World Championship, o que os torna extremamente habilidosos, portanto, as coisas serão emocionantes neste fim de semana.

As estratégias Xyz de Classe 3 têm sido muito bem-sucedidas no TCG e são bem conhecidas por sua consistência. Os Decks Abismo Ardente chegam ao top desde o seu lançamento há cerca de dois anos. Os Cavaleiros Fantasmas também fazem muito sucesso atualmente, seja em um Deck próprio ou combinado com um Deck de Abismo Ardente. A grande chave para ambas as estratégias é o Dante, Viajante do Abismo Ardente. O Dante faz com que as estratégias de Classe 3 enviem vários cards ao Cemitério rapidamente, o que significa acesso praticamente gratuito a diversos efeitos. Além disso, o Dante conta com uma habilidade que ajuda a estratégia dos Abismo Ardente durante uma partida, permitindo a reciclagem de cards Abismo Ardente, retornando-os para a mão. Ele também é excelente para Invocar Beatriz, a Dama Eterna, pois precisa ser combinado apenas com um Malebranche adicional. No entanto, Dante, Viajante do Abismo Ardente e Scarm, Malebranche do Abismo Ardente são Limitados no OCG e, portanto, também são limitados no torneio deste fim de semana: então como as estratégias Xyz de Classe 3 poderão alcançar o sucesso desta forma?
Será um problema ter um único Dante, Viajante do Abismo Ardente? Sim e não. Para um Deck Abismo Ardente padrão isso não é tão ruim, afinal, quando Dante chegar ao campo você poderá descartar um Malebranche e Invocar Beatriz, a Dama Eterna, o que lhe dará acesso a praticamente todo o seu Deck. Isso lhe permitirá combinar Dante com Cir, Malebranche do Abismo Ardente para um reciclar o outro durante todo o Duelo. A Beatriz é a principal razão pela qual os Decks Abismo Ardente são tão poderosos no TCG atualmente, e ter um único Dante, Viajante do Abismo Ardente em seu Deck não fará diferença neste caso.
As outras estratégias de Classe 3 também não perdem nada. Eles não são capazes de reciclar o Dante da mesma forma a não ser que usem algum card específico para fazê-lo, então se usarem o Dante, eles provavelmente perderão tempo em seu foco principal. No entanto, os Cavaleiros Fantasmas precisam do Dante nas primeiras fases do Duelo, sendo assim, se eles puderem encher o Cemitério, Leviar, o Dragão Marinho poderá trazer para o campo os seus Cavaleiros Fantasmas da Zona de Cards Banidos, fazendo com que eles eventualmente voltem para o Cemitério mais tarde, permitindo-lhe recomeçar este ciclo quando isso acontecer. Os Cavaleiros Fantasmas da Espada Quebrada é um card muito poderoso para este Deck, ainda mais tratando-se de um Deck puro de Cavaleiros Fantasmas, pois isso também lhe dá acesso aos Monstros Xyz de Classe 4.
Pode ser complicado perder duas cópias do Scarm, Malebranche do Abismo Ardente em um Deck Abismo Ardente pelo fato de termos poucos Malebranches realmente bons. Existem vários que podem preencher o espaço ocupado originalmente pelo Scarm, mas nenhum se compara aos três Malebranches originais que foram lançados na coleção Aliança dos Duelistas.
No entanto, todas as outras razões principais de se utilizar uma estratégia de Classe 3 continuam em pé. O Velocidaroide Terrorpião pode ser muito efetivo por fazer parte de várias estratégias que não se baseiam necessariamente em Invocações-Xyz de Classe 3. Com seu efeito ele pode fornecer Matérias para Invocações-Xyz ou Sincro, ou ainda oferecer Tributos para a estratégia dos Monarcas. É literalmente uma mão na roda!
Será que os Abismo Ardentes, Cavaleiros Fantasmas ou alguma combinação dos dois irá se destacar neste fim de semana? Fique ligado em nossa cobertura para descobrir!
Escrito por: Robert Boyajian